A hora e a vez da escola!

janeiro 18, 2013 at 2:49 pm 23 comentários

marcha_das_mulheres

Caros alunos e alunas da Escola Avertano Rocha,

Este é o texto para responder as questões norteadoras do debate sobre movimentos sociais que serão apresentadas na aula de Sociologia.

Bom debate!

Atenciosamente,

Prof. Edson Junior

Sobre os movimentos sociais

Em linhas gerais, o conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses.

[…]

Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social geradora por si só da contradição entre as classes, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura.

Dessa forma, para além das instituições democráticas como os partidos, as eleições e o parlamento, a existência dos movimentos sociais é de fundamental importância para a sociedade civil enquanto meio de manifestação e reivindicação. Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, entre outros.

Alguns destes movimentos possuem atuação centralizada em algumas regiões (como no caso de movimentos separatistas na Europa). Outros, porém, com a expansão do processo de globalização (tanto do ponto de vista econômico como cultural) e disseminação de meios de comunicação e veiculação da informação, rompem fronteiras geográficas em razão da natureza de suas causas, ganhando adeptos por todo o mundo, a exemplo do Greenpeace, movimento ambientalista de forte atuação internacional.

A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa. Em outras palavras, os movimentos sociais possuem uma ação organizada de caráter permanente por uma determinada bandeira.”

Paulo Silvino Ribeiro

Colaborador Brasil Escola

Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Sociologia pela UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Doutorando em Sociologia pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas

Fonte: http://www.brasilescola.com

Imagem: Marcha das Vadias

Fonte: Google

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

O bode é nosso irmão Queres ser perfeito?

23 Comentários Add your own

  • 1. Marcos Alessandro da Silva Alencar N: 17 Turma 206 noite  |  janeiro 19, 2013 às 12:18 am

    O Greenpeace é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro mais verde e limpo para esta e para as futuras gerações.

    Atuam sobre problemas ambientais que desafiam o mundo atual. suas campanhas envolvem: mudanças climáticas, proteção às florestas, oceanos, agricultura sustentável, poluição e energia nuclear. No Brasil, suas principais frentes de trabalho são a proteção à Amazônia e a campanha de Clima e Energia. O Greenpeace está presente em 43 países de todos os continentes, contando com o apoio de milhões de colaboradores em todo o mundo e cerca de 18 mil voluntários. A sede brasileira da organização encontra-se em São Paulo, com escritório também em diversas capitais brasileiras.

    Seu maior objetivo é preservar o meio-ambiente com diversos tipos de protestos, o de maior repercussão foi o do Cristo Redentor em 2012, no período da Rio+20, quando chamou atenção pendurando uma faixa com o nome da instituição em um braço do Cristo.

    Resposta
  • 2. leandro moraes N°15 e rogério mesquita N°25  |  janeiro 19, 2013 às 12:35 am

    Nóis escolhemos o movimento estudantil CARAS-PINTADAS de 92,que com os seus rostos pintado e roupas pretas,que tinha aparência de esta envergonhado, com o governo do presidente então na época fernando collo de mello.Com o objetivo de que era querer transparecia no governo,denúncia o desvil de dinheiro público,denúncia também o esquema de corrupção e o empitima do presidente fernando collo.
    o movimento consistia de jovens universitários muitos com mais de 18 anos ,que saiam às ruas para protestar abertamente contra o governo,demostravam ter alta organização,intelecto e politicalização.

    Resposta
  • 3. Emanoel Amaral ,turma:206-noite Avertano Rocha  |  janeiro 19, 2013 às 12:35 am

    No movimento contra a homofobia foi criado uma organização chamada ABGLT ( Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ). Sua missão é promover ações que garamtem a cidadania e os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, contribuindo para a construção de uma sociedade democrática, na qual nenhuma pessoa seja submetida a quaisquer formas de discriminação, coerção e violência, em razão de suas orientações sexuais e identidades de gênero.

    Suas estratégias na luta contra a homofobia são , o combate a homofobia nas escolas , o monitoramento do programa Brasil sem homofobia, a capacitação em projetos culturais LGBT,o cumprimento da lei contra a homofobia,a luta contra a aids e outras doenças sexualmente transmissiveis ,ainda apoia a luta contra a pedofilia e outras violências. E mais importante que isso eles querem apenas o direito de poder andar livremente sem ter o medo de sair e acabar sendo espancado nas ruas, quererm poder ter o direito de ir e vir como qualquer cidadão ,sem ficar escutando piadinhas nas ruas ,apenas o direito de viver como qualquer cidadão, talvez um dia em nosso país podemos ter uma certa comprieensão e acabar com essa homofobia que é muito grande ainda em nosso país.

    Resposta
  • 4. leandro moraes N°15 e rogério mesquita N°25 TURMA:206N  |  janeiro 19, 2013 às 12:37 am

    Nóis escolhemos o movimento estudantil CARAS-PINTADAS de 92,que com os seus rostos pintado e roupas pretas,que tinha aparência de esta envergonhado, com o governo do presidente então na época fernando collo de mello.Com o objetivo de que era querer transparecia no governo,denúncia o desvil de dinheiro público,denúncia também o esquema de corrupção e o empitima do presidente fernando collo.
    o movimento consistia de jovens universitários muitos com mais de 18 anos ,que saiam às ruas para protestar abertamente contra o governo,demostravam ter alta organização,intelecto e politicalização.

    Resposta
  • 5. Alexandra Caroline Coutinho Coimbra nº03 Turma:206/ Nelma Ronielly Santos Silveira nº23 Turma:206  |  janeiro 19, 2013 às 12:39 am

    o objetivo do movimento negro é com bater o racismo e a discriminação racial, e também resgatar a cultura afro-brasileira.
    o movimento atua não apenas em teorias ou probalidades, mas em fatos da realidade dos negros.
    a sua Estratégia são criações dos movimentos socias, que mostram a cultura negra e suas origens, suas danças, músicas e etc…
    Por exemplo foi criado o dia nacional de denuncia contra o racismo, que é no dia 13 de maio, dia da abolição da escravatura. que é uma forma de conscietizar as pessoas.

    Resposta
  • 6. marivan sousa costa / sabrina priscila / turma 206  |  janeiro 19, 2013 às 12:42 am

    homofobi e como o racismo e outras formas de tolerancias e uma sere de atitude sentimentas negativas em a lesbicas; gays , bissexuas ecasos contra pessoas de outro generos as definições referente a varios desprezos preconceitos que o mundo tem entre pessoas que tem o mesmo sexos

    Resposta
  • 7. CARLA RAFAELA DOS REIS N;07 JOSI MATOS N;11 TURMA;206  |  janeiro 19, 2013 às 12:45 am

    O objetivo dos movimentos ambientais e tentar previnir nossas florestas de estraçao ilegal de madeira contra bando de animas principalmente nossas aves. Na ilha do marajó a especie guara esta em entiçao o desaparecimento dessas raras especies estam sumindo por varias pessoas que estam entrando na ilha para fazer o trafico desses animas . Por isso os movimentos anbientalistas merecem todo o apoio do governo para em parceria criarem uma atitude para tenta salva nossas florestas e nossos animas assim como os movimentos as pessoas tevem terem conciencia nossos rios nao poluir nosso meio ambiente ter conciencia que nos precisamos de nossas florestas para nossa respiraçao tambem de nossos animas assim como os movimentos ambientais nos devemos ajudar . NAO ao desmatamento . Cuida do meio ambiente e conciencia de todos nos Brasileiros

    Resposta
  • 8. Adriano. O. da Silva n 2 / Merian dos Santos n 22 / Turma 206  |  janeiro 24, 2013 às 11:17 pm

    Movimento LGBT

    Teve inicio no dia 28 de junho de 1969 em Nova Iorque. O LGBT (guys, Lésbicas, Bisexuais e travestir). Decidiram então não mais se calar diante de tanta violência, e iniciaram uma grande rebelião. Eles resolveram ir as ruas e abrir a boca e lutar a favor de seus ideais, que é: a luta contra o machimo, racismo e a homofobia. Lembrando que a sua principal luta e de todos aqueles que não aceitam essa sociedade injusta que esplora trabalhadores nos setores oprimidos. E de igualdade e melhoria salarial e trabalista. E não esquecendo dos direitos iguais e civis entre eles .
    Com o passar do tempo, vimos esse movimento ser expandir e cosguistarem direitos. E ate então barra leis como as que tentaram demitir professores homosexais. No entanto ainda existe muito preconceito, neste ano tivemos um triste episódio acontecido em São Paulo: uma bomba feriu pelo menos 30 pessoas ao final do evento.

    Resposta
  • 9. marynaria cavalcante lemos, turma: 206 n°20  |  fevereiro 1, 2013 às 10:39 pm

    Considerando a importância de dar continuidade a luta contra o racismo persistente em dias atuais, é que os movimentos sociais realizarão o objetivo de promover uma reflexão contra a sociedade a necessidade de rompermos com a pratica do racismo em todas as formas e a lerta a sociedade e autoridades, o racismo ainda sim .. é praticado por muitas pessoas, embora não todas mais ainda vemos pessoas com o ato de não respeitar ao proximo, em amboas aspectos, devemos ter afeto, amor ao proximo e principalmente respeito. O movimento cumpre o ato de promover um alerta para que as pessoas tomem conhecimento do que se é praticado contra pessoas negras, assim … evitando o derespeito com crianças, jovens, adultos ou ate mesmo idosos, os movimento não são nada agressivos, são somente uma ato de alerta com a sociedade, é só um pedido de respeito e amor ao proximo .

    Resposta
  • 10. wemerson lemos n °29 turma 206  |  fevereiro 1, 2013 às 10:45 pm

    hoje os movimentos sociais atuão de forma mais contudentes do que nos tempos passados
    os movientos vem para proteger os direitos do cidadão de forma diguina e de uma forma que aja ingualdade ,
    movimentos como os movimentos que lutam a favor dos direitos dos negros , que são descrimidados, desfavorecidos ,
    vistos por outros olhares pela sociedade olhares esse maldosos
    onde tamanho pre-conceito é maniferstado de forma que venhão a pençar que apenas negros comentem delitos ,
    usam drogas. os movimentos sociaes que lutam pelo direito do negro vem para conbater de forma definitiva esse pré-conceioto atuando de forma
    contudente , com a ministração de palestras , passeatas , paradas em pro dos direitos negros que nada mais é
    o provilegio de ter ingualdade social na sociedade .

    Resposta
  • 11. lucicleia machado costa 206n,n15  |  fevereiro 1, 2013 às 10:52 pm

    o objetivo dos movimentos ambientais não é só defender a floresta mas também combater e punir as pessoas que destróem as matas que traficam animais e que só pensam em lucrar e não pensam o quanto fazem mal , não só pra si mas pra todos nós.o movimentos ambientais tentam combater com êmfase todo e qualquer tipo de crime ambiental, o mais conhecido no combate é o green peace tenta combater as derrubadas das florestas e a ca ça ilegal de baleias e muitas vezes tomam atitudes radicais na tentativa de combate.

    Resposta
  • 12. andreia vilhena e regina lamego turma 301n  |  fevereiro 1, 2013 às 11:14 pm

    O papel é que pessoas que por algum motivo eram excluidos da sociedade ;a raiz dos protestos é o agravamento da situaçao dos paises provocado pela crise economica e pelaq falta de democracia a populaçao ssofre com as altas taxas de desemprego e do alto custo dos alimentos e pede melhores condiçoes de vida para isso o uso das midias sociais para organizar a populaçao e a comunidade nacional e internacional assim mostrando drama vivido que muita das vezes que pro esses paises que vivem sobe a ditadura asim sufocando o que passam a onda de prostestos e revoltas provocou a qqueda de muitos governantes nessas regioes. A importancia das redes sociais é que com elas eles puderam expor o que estava acontecendo para outras pessoas assim tambem para o mundo e conseguiram apoio tanto que derrubaram fortes governantes.

    Resposta
  • 13. ana carolina silva e adriano pinto turma: 301 turno: noite  |  fevereiro 1, 2013 às 11:19 pm

    Esses movimentos aconteceram anos atras,e até o dia de hoje m uitas pessoas fazem parte dessas manifestações. Eles começaram a surgir la no mundo arabe,e hoje é conhecido como Movimento Arabe. Podemos dizer que sua importancia é fundamental em situaçõs que populações enfrentam. Podemos também citar exemplos do que acontece nesse movimento em relação a sua real imporancia. Normalmente esses movimentos são compostos por pessoas que são excluidas de tais direitos,como por exemplo: de pessoas que não tem casa ou seja os sem tetos. e lutam para ter uma casa propria . e incluindo tambem aqueles que são desempregados a lutar por um trabalho para que assim tenha uma vida melhor. E com isso as redes socias tem vindo para ajudar nessa area,pois frequentemente pessoas de todas as idades tem utilizado como canal de noticias.E la muitos protestos tem funcionado com grande sucesso por ser um alvo de grande “publico”. e por isso pessoas tem atentado mais para tais situações.

    Resposta
  • 14. Rodrigo A. Guimaraes/ Thamiris Miranda- 301  |  fevereiro 1, 2013 às 11:23 pm

    No nosso entendimento em relação ao assunto em pauta. O papel dos movimentos sociais na primavera arabe é manifestar a sua real situação, o principal vetor para a propagação da chamada “primavera arabe”. Pois foi um dos movimentos mais revolucionários que vem ocorrendo no oriente médio, em forma de manifestações, protestos, passeatas, etc. Em busca de melhores condições de vida e contra a corrupção que prejudica a sociedade local.
    Podemos destacar também a ultilização das redes sociais para divulgação da mesma que induvidavelmente é de suma importância que contribui para sensibilizar a população em virtude dos fatos ocorridos, com o uso da internet a manifestação ganha força internacional voltando para si a atenção de outros países que podem ajudar, por isso é feita o uso das midias sociais.

    Resposta
  • 15. paula tiane e Ellem Queiza 301 noite  |  fevereiro 1, 2013 às 11:24 pm

    o papel dos movimentos sociais na primavera arabe podem objetivar a mudanças,a transição ou ate mesmo a revolução de uma realidade hostil a ceto grupo ou classe social.Seja a luta por algum ideal,seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracteriza cm algo impedido da realização dos anseios desses movimentos.Assim os movimentos sociais explode os conflitos ja postos pela estrutura social.As redes socias tem um papel muito importante hoje em dia nos movimentos socias pois e levado a enformaçao em tempo real ao muito todo.

    Resposta
  • 16. rai de souza \ andrey favacho turma:207 turma: noite  |  fevereiro 2, 2013 às 12:03 am

    Movimentos negros e a luta dos negros contra o racismo e a escravatura, no Brasil ouve uma historia muito grande sobre os negros que veio em grandes navios da Africa de forma clandestina, passaram a trabalha para seu senhores sendo bastante humilhado e torturado eram visto como mercadoria de venda e de troca . Eles sofreram ate sua escravatura que foi em 1888, onde eles buscavam seus direitos como qualquer outra pessoa , mais ate hoje tem ocorridos casos de racismo, onde os negros são ofendido com varios nomes estranhos se referindo a sua cor de pele , nossas autoridades devem ter uma postura muito contras essas pessoas racistas isso e um mau que atinge todo o mundo.

    Resposta
  • 17. yuri galvao torres 207n,n;29  |  fevereiro 2, 2013 às 12:04 am

    Skinheads é uma subcultura juvenil que possui tanto aspecto musical como também estético e comportamental. Os skinheads se originaram na década de 1960, no Reino Unido, constituído em sua maioria por brancos e negros (imigrantes jamaicanos), reunidos pela música (ska, reggae, rude boys, etc.).

    Atualmente é comum os meios de comunicação e muitas pessoas associarem a palavra skinhead às agressões fascistas e grupos neonazistas, mas vale ressaltar que tradicionalmente os verdadeiros skins têm estado sempre à margem dessas atitudes condenáveis de agressões contra o próximo. Portanto, ao ouvir a expressão skinhead ou ao ver um simpatizante dessa cultura, não é bom rotulá-lo como a mídia faz, primeiramente devemos saber se aquele skin pertence à cultura originária na década de 60 ou aos grupos nascidos na fragmentação do movimento na década de 80.
    YURI TORRES: são jovens simpatizantes do nazismo, intolerantes com minorias, pregando o combate a negros, judeus, homossexuais e nordestinos.
    RAFAELA ALVES:
    A idéia do skinhead é ser um movimento apolítico, mas não somos anarquistas. Os três maiores grupos de skinheads no Brasil são os Carecas do Subúrbio, os Carecas do ABC e os White Power. Os Carecas do Subúrbio são nacionalistas, os Carecas do ABC são integralistas. Existe uma grande diferença entre integralista e nacionalista. O integralista segue as idéias do Plínio Salgado (político, intelectual e criador da Ação Integralista Brasileira, movimento ultra-patriota), que têm um caráter mais xenófobo (aversão a estrangeiros). Os nacionalistas não são xenófobos, nem são patriotas exacerbados.
    YURI TORRES:Um skinhead é facilmente reconhecido por seu visual. Como se veste um skinhead original?
    Com botas militares ou militarizadas, calças que vão desde a Levi?s 501 à calças militares, camufladas, verdes. Camisa pólo já esteve em voga muito tempo, assim como costeletas. Esse é o visual tradicional, aquele que você vê em fotos dos anos 70.
    Os únicos skinheads anti-fascistas aqui no Brasil, e em muitas partes do mundo, são os skinheads comunistas e anarquistas do RASH. Desde a muito tempo estamos no cenário skin lutando contra a escória nazista de White Powers e nacionalistas que deturpam o movimento.

    Resposta
  • 18. Wellison Machado / Lena Lopes - Turma 207n  |  fevereiro 2, 2013 às 12:16 am

    O movimento hippie tinha por objetivo rebelar-se contra os valores instituídos pela sociedade e através do descondicionamento, chegar à existência autêntica, motivada pela formação de uma ‘nova consciência. Há 40 anos, numa fazenda em Nova York, milhares de jovens se reuniram para cantar, dançar e manifestar o que mais queriam do mundo naquele momento: paz. Essa foi a celebração de um movimento que se tornou símbolo da geração de 1960 e 1970: os hippies pautaram a moda, a literatura e a música. E causaram muitos problemas para as autoridades. 
    O contexto do surgimento do movimento era de desconforto e inconformismo geral. A guerra do Vietnã, o legado da geração beat e a psicodelia se misturavam com a popularização da pílula anticoncepcional e a formação de uma nova esquerda. Entre os jovens do mundo, e principalmente dos EUA, a sensação era de que algo precisava ser feito, e rápido, para mudar o mundo.
     A palavra hippie veio da palavra “hip”, que em inglês significa “ligado, atualizado”.
    Os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado “elegante” na época do seu surgimento. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por acharem “anti-higiênicos” ou os considerarem “coisa de mulher”.

    Resposta
  • 19. brenda guimaraes eliana dos reis  |  fevereiro 2, 2013 às 12:27 am

    O Movimento ambientalismo Consiste em uma corrente de pensamento e movimentos sociais que tem na sua defesa o meio ambiente sua principal preocupaçao ambiental e sobretudo uma ampla mudança nos habitos e valores da sociedade e estabelece uma vida susterntavel. o ambientalismo tende a priorizar o grande publico,como se verifica hoje,e uma conquista recente da humanidade. e apartir do sec xvIII o ambientalismo começou a evoluir com maior consistencia,quando os cientistas e pensadores passaram a a nalisa seriamente os efeitos deleterios da açao humana sobre a naturesa e os efeitos dessa açao sobre o proprio homem que a causou. começaram a ser criados parques naturais e legislaçao especifica,e importantes mudanças aconteceram.
    Muntas mudanças positivas vem acontecendo nos ultimos tempos,e o nivel de conscientizaçao global nunca foi tao alto,mais os desafios ambientais decorrentes do atual modelo de civilizaçao sao igualmente portentosos, e ao questionarem este modelo os ambientalistas atrairam uma poderosa legiao de critico.

    Resposta
  • Tema:MOVIMENTO NEGRO
    O movimento negro nada mais é do que um protesto contra o racismo.Onde sua principal atuaçao é no combate contra a desigualdade racial que ainda atinge o povo negro.Seu objetivo é recuperar a história,sua identidade,sua cultura,seus heróis,e principalmente sua autoestima perdida com os anos de descriminação.

    Resposta
  • 21. Tadeu Schiavinatto e Jadiel teixeira de oliveira  |  fevereiro 2, 2013 às 12:37 am

    O movimento negro é uma luta contra o racismo .É uma luta contra segregação racial.O movimento dos negros é uma luta ,como exemplo, , “a revolta da chibata “, foi um movimento dos negros contra os brancos ,onde os brancos maltratavam os negros, guando ele foram para a marinha. Eles fizeram uma revolução contra a chibata,então eles lutaram contra os maus tratos e conseguir a liberdade na sociedade.

    Resposta
  • 22. ROSIANE F. DA CONCEIÇAO E SUELEN CAVALCANTE  |  fevereiro 2, 2013 às 12:43 am

    MOVIMENTO FEMINISTA: definição de feminismo como um movimento político de mulheres que lutam pela eqüidade com relação aos homens, embora seja a definição mais recorrente não é a mais precisa.
    objetiva a igualdade – ou o que seria mais preciso – a eqüidade entre os sexos. Contudo, há autoras feministas que procuraram demonstrar como a própria concepção de sexo biológico advém de uma compreensão simbólica do mundo que é orientada pela concepção de gênero. os principais objetivos dos movimentos feministas e a atuaçao das mulheres no mercado de trabalho tendo seus direitos iguais aos dos homens Reconhecimento dos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais das mulheres;
    Necessidade do reconhecimento do direito universal à educação, saúde e previdenciária;
    Defesa dos direitos sexuais e reprodutivos;
    Reconhecimento do direito das mulheres sobre a gestação, com acesso de qualidade à concepção e/ou contracepção;
    Descriminalização do aborto como um direito de cidadania e questão de saúde pública.e etc…

    Resposta
  • 23. Wanderson santos - Edimara cunha - Jessica cassia - turma 207  |  fevereiro 2, 2013 às 12:44 am

    O movimento ambientalista no Brasil reune principalmente pessoas interessadas em salvar nosso planeta, No Brasil essa constituição do ambientalismo se situa nos anos 70, quando começam a configurar-se propostas provenientes do Estado e da sociedade civil. No final dos anos 80 e em 1990 o ambientalismo brasileiro marca uma mudança, pois o movimento que se interessava por problemas ecológicos não se vinculava ao tema do desenvolvimento socioeconômico, onde a economia e a ecologia eram percebidas como realidades opostas. Na verdade o problema é global temos que ter consciencia, do que devemos faser para salvar o nosso planeta, se todas as pessoas fizerem a sua parte concerteza o nosso planeta vai ser salvo, mais para isso devemos ter atitudes ambientalista e fazer parte desses grupos para garantir nosso futuro. Os grupos ambientalistas chamam atencao com movimentos como passeatas, palestras, etc.. que procuram preservar as matas, os rios, animais, a protecao do ecossistemas onde nós vivemos, para garantir a saude do nosso planeta.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Meu twitter

Contador do Diário

  • 302,698

%d blogueiros gostam disto: