Intercâmbio

novembro 28, 2011 at 7:47 am 57 comentários

Assistimos à TV para desligar o cérebro e usamos o computador para ligá-lo.  (Steve Jobs)

Este post-aula elaborado pelos Professores Edson Junior e Luís Cavalcante da disciplina sociologia das Escolas Pedro Amazonas Pedroso e Aldebaro Klautau, respectivamente, tem por objetivo promover o intercâmbio entre os alunos do segundo ano do ensino médio das duas escolas para debater a temática dos meios de comunicação de massa e a democratização da informação no Brasil.

Então, a partir da análise do curta-metragem “Levante a sua voz”os alunos deverão escrever e publicar um comentário tratando dos seguintes aspectos:

a) A concentração da concessão pública dos meios de comunicação para poucas famílias brasileiras;

b) Quais as consequências disso para a formação de sua opinião?

c) Qual o papel das novas mídias (blogs, redes sociais, etc…) para a superação deste modelo?

 Lembretes:

 1) A atividade será realizada individualmente pelos alunos. Para publicar seu comentário, clique na opção “deixar um comentário”, preencha no campo “nome” seu nome, escola e turma. Não é obrigatório preencher o campo “e-mail”.

 2) Nas redes sociais é importante existir interação, então procure comentar as respostas d@s outr@s alun@s e conhecer seus colegas de outra escola pública.

Prof. Edson Matos Junior (Escola Estadual Pedro Amazonas Pedroso)

Prof. Luis Cavalcante (Escola Estadual Aldebaro Klautau)

Veja o vídeo:

Parte 1

Parte 2

Anúncios

Entry filed under: Sem categoria.

Não faça o que eu faço… Os títulos da dívida tucana e o Piso Salarial Nacional

57 Comentários Add your own

  • 1. Alan Rodrigo brito Farias  |  novembro 30, 2011 às 11:16 pm

    Hoje em dia os meios de comunicação são controlados por 11 famillias, as quais, dominam todos os assuntos que serão debatidos no cotidiano das pessoas, seus modos de vestir, pensar etc.
    Devido isso ter influenciado muito as pessoas, não podendo dar suas opiniões, outros meios de comunicações como; orkut, facebook, youtube etc…são criados e ajudam todos a espressarem suas opiniões.

    Responder
  • 2. Felipe e Gabriela Escola: E.E.E Aldebaro Klautau Turma: 2001  |  novembro 30, 2011 às 11:19 pm

    Acreditamos que a liberdade de expressão até exista, mas em hipotese nenhuma ela pode ser colocada em prática na mídia, pois 11 famílias comandam e definem aquilo que querem que a grande massa, ou a população civíl em sí saiba. Portanto se existe essa tal liberdade ela é conhecida apenas em nossas casas! seria muito bom se as próximas gerações lutassem para mudar essa realidade.

    Responder
  • 3. glenda caroline turma 2001 noite  |  novembro 30, 2011 às 11:21 pm

    O pressor Luiz Cavalcante falou sobre esse tema uma tremenda vergonha para o povo do Pará vi o filme levante a sua voz e sincera mente e um tremendo absurdo por que eles escolhem poucas Familias querem dizer que e só para os que tem condições e para o resto todos são iguais não importa raça ou cor ou se e pobre ou rico isso e uma tremenda discriminação.

    Responder
    • 4. Alan Brito. Escola Klautau  |  dezembro 14, 2011 às 11:18 pm

      samanta é um meio de comunicação é muito importante hoje para o mundo inteiro, é uma forma de a gente se comunicar com as outras pessoas, com os nossos golegas.

      Responder
  • 5. Anônimo  |  dezembro 1, 2011 às 12:14 am

    O filme retrata sobre a liberdade expressiva onde a pessoa tem direito de ir e vir a qualquer lugar.

    Sobre a comunicação : Ela se desenvolveu muito de uns tempos pra ca

    isso que eu relatei sobra o filme

    Responder
  • 6. Anônimo  |  dezembro 1, 2011 às 12:15 am

    eu vi o filme levante sua voz, que trata de pouco da comunicação brasileira que poucos , que todo povo brasileiro tem que ter comunicação .para saber da atualizaçao no mundo, que avançou no mundo que todo mundo pode saber da noticia de outro pais o que acontece sobre outros paises que as pessoas tem que ter direito da comunicação .

    Responder
  • 7. Anônimo  |  dezembro 1, 2011 às 12:16 am

    a concentração da concessão publicas dos meios de comunicaçoes da-se as familias bem sucedidas, que intervem ao seu bel querer definem quais informaçoes chegaram as familias menos requisitadas. no brasil são onze familias que fazem parte dessa concentração
    Alunos;
    Silvio e Rebeca
    Aldebaro klautal
    turma; 2002

    Responder
  • 8. Waldeir Pinto Campos / Diego Cruz De Souza klautau turma 2002 noite  |  dezembro 1, 2011 às 12:18 am

    eu vi o filme levante sua voz, que trata de pouco da comunicação brasileira que poucos , que todo povo brasileiro tem que ter comunicação .para saber da atualizaçao no mundo, que avançou no mundo que todo mundo pode saber da noticia de outro pais o que acontece sobre outros paises que as pessoas tem que ter direito da comunicação .

    Responder
  • 9. Nayara Ribeiro e Rosane Campos Turma:2002 Klautau  |  dezembro 1, 2011 às 12:18 am

    bom,no brasil é tudo muito limitado,as redes de tv são comandadas pelos “chefões” que só se preocupam, com propagandas e os lucros em si e deixam de lado algumas informações importante para a sociedade.

    Responder
  • 10. Diego patrick melo ferreira e maicon souza Turma :2002 Klautau  |  dezembro 1, 2011 às 12:20 am

    O filme retrata sobre a liberdade expressiva onde a pessoa tem direito de ir e vir a qualquer lugar.

    Sobre a comunicação : Ela se desenvolveu muito de uns tempos pra ca

    isso que eu relatei sobra o filme , e também como se da a linha da divisão da comunicação

    Responder
  • 11. erondina martins ;Rosileni Botelho ,escola adebalro klatau Turma 2002  |  dezembro 1, 2011 às 12:21 am

    Direitos iguais para todos em geral
    Algumas crianças tem comunicação ;outras não tem chanse
    porque são humildi.mal tem pra comer
    as consequesas e pasa nesesidade como acontese hoje em dia.

    Responder
  • 12. Danilo Borges , Ivan Campos , Escola Adebalro Klautau turma 2002 noite  |  dezembro 1, 2011 às 12:22 am

    o video que acabamos de ver nos passa uma esclarecedora linha bem de como está dada a divisão das linhas de comunicação brasileira. Que acaba privando as nossas familias em geral com um tipo de monopólio de infomações que vai ser exibida nos jornais de rede de tv e nas redes de rádio.

    Responder
  • 13. Alessandra e Graciana  |  dezembro 1, 2011 às 12:24 am

    0 meio de comunicaçao demos acontecimemtos diarios das redes de televisao trasendo noticias para transmitir as familias sendo direitos liberdade e conhecimento do que ocorre no mundo todo.

    Responder
  • 14. Alessandro Pompeu / Estrelimar Rocha / Aldebaro Klautau 2002 Noite  |  dezembro 1, 2011 às 12:25 am

    Tá mais que explicado que no Brasil a democracia é subjetiva, ou seja, a base de tudo é a política, e como os politicos é que possuem a maior parte dos meios de comunicação acabam influênciando de forma indireta nas nossas opiniões. Como? tendo uma parcela de dominio em nossas opiniões.
    As mídia atuais nos ajudam, principalmente em exercer o nosso direito de livre expressão. Além de ganharmos uma otmização de informações de fatos que ocorre pelo mundo.

    Responder
  • 15. mizael de assençao santos  |  dezembro 1, 2011 às 12:27 am

    a midia tem sido fluxo de informaçoes em nossa sociedade podendo influenciar sobremaneiras a informaçao da opinião publica, seja favoravél ou desfavoravél, em relaçao a pessoas grupos e organizaçoes. desta forma nossas opinioes podem ser direcionadas. ficando comprovada a ideia de que somos condiciodos sobre o que pesar. antes e durante a formacao de nossas opinioes assim este artigo pretende demostrar a importancia dos meios de comunicaçao frente ao contexto social e organizacional que hole se apresenta, evidenciando a facilidade no direcionamento de informaçoes consideradas importates por alguns grupos de poder.

    Responder
  • 16. Elaine Taina - Escola Pedro Amazonas Pedroso; Turma: 3210 - tarde  |  dezembro 1, 2011 às 11:34 pm

    A relação feita entre os dois vídeos apresentados, é do quanto as pessoas nos dias atuais são influenciada pelos meios de comunicação. E que esse meios tem obtido significativas mudanças.
    Antigamente, a humanidade nao tinha liberdade de expressão, ou seja, liberdade de ouvir o que queria e dizer o que realmente se pensava. Hoje a internet, rádio e progamas de tv, são os maiores meios de comunicação utilizado pela sociedade e que são considerados os maiores responsaveis pelas atitudes da humanidade.

    Responder
    • 17. Waldeir Pinto Campos / Diego Cruz De Souza klautau turma 2002 noite  |  dezembro 14, 2011 às 11:15 pm

      Sidney cesar / Daygoro roosivel Turma:2001-Noite 14/12/2011
      Concordamos com sua opiniã Elaine difato os meios de comunicação dão uma enorme liberdade de expresão.Devido
      há ele nos posibilitar a expressar as nossas opinioẽs de uma maneira ampla e eficaz.
      Concordamos tanbem com você que eles enfluencia em nossas vidas

      Responder
    • 18. mizael a. santos turma 2002  |  dezembro 15, 2011 às 12:03 am

      concordo plenamente com vc antigamente as pessoas nao tinham liberdade de espressao e hoje com a
      internet,radio televisao entre outros.todos podem ouvir o que quer e falar o que pensa e da sua opiniao.de todas as formas.

      Responder
  • 19. Emanuele araújo - Escola Pedro Amazonas Pedroso - Turma: 3.210  |  dezembro 5, 2011 às 1:34 pm

    O video está deixando bem claro que a liberdade é expressiva, onde a pessoa tem direito de ir e vir a qualquer lugar, mais como no Brasil é a pura democracia e os poderes sempre estão nas mãos dos mais forte que são os Politicos e as pessoas de classe alta ,eles decidem os tipos de comunicação que a sociedade deve assirtir ou ouvir , que é controlada pela Linha editorial que consiste em manipular as pessoas, que acabam aderidam as vários estilos padrões , Hoje em dia a liberdade de expressão já mudou bastante , pois como as pessoas não tem espaço na midia , acabam se comunicando nós sites e assim , podem expressar suas opiniões . uma frase bem marcante no video é ”A liberdade sem direito, e a liberdade do mais forte de se alimentar dos mais fraco” isso é a pura realidade .

    Responder
    • 20. Anônimo  |  dezembro 14, 2011 às 11:22 pm

      aluna:adriana oliveira-escola Aldebaro Klautau.

      sobre o comentario da aluna Emanuele .Podesmo perseber que ela nos repassa a realidade dos dias de hoje. Ela deixa bem claro que as pessoas que são das classe alta que estão querendo escolher o que devemos fazer por que somos inferiores a eles.

      Responder
    • 21. ivan magno e danilo borges  |  dezembro 14, 2011 às 11:49 pm

      emanuele realmente sem duvida nem uma o que ajente ver hoje no brasil, é o dominio dos mas fortes sobre os fracos até mesmo pelo espaço que a classe media alta tem em relação a comunicação no brasil !!!!! devemos lutar pelos nossos direitos e sim igualar o direito de liberdade que uma pessoa tem para todos.

      Responder
    • 22. sidney  |  dezembro 14, 2011 às 11:53 pm

      querida colega seu comentario e muito convicente, e verdade mesmo quando voce diz “toda pessoa tem direito de ir e vir ” e ninguem pode obrigar a fazer uma coisa que não quer e os politicos tem alguns poderes sobre as midias e tentam convecer o publico …

      Responder
    • 23. Alessandra , Graciana  |  dezembro 15, 2011 às 12:07 am

      Nós concordamos sim com vc Emanuele que hoje em dia cada cidadão tem seu direito ir em qualquer lugar perante a lei , mas existe muita gente que não respeita as pessoas principalmente aquelas que são de classes altas e os politicos .Mas com certeza já mudou bastante.

      Responder
    • 24. Ione e Livia ( Aldebaro Klautau)  |  dezembro 15, 2011 às 12:07 am

      é .concertesa a midia dita as regras da sociedade ela controla tudo oq as pessoas vestem,oq comem,oq vão comprar e até o estilo de vida.as pessoa sem percebe são controladas por uma midia que quer controlar até oque as pessoas vão pensar,ou deixar de pensar uma midia que destorce a verdade e mente.e que ñ quer ter concorrencia e quando se sente ameaçada começa a ameaçar e a levantar calunias. mas o monopolio dela ésta acabando só ai vamos ter liberdade de expressão quando tivermos a escolha de assistir oque quisermos.
      michel movilha
      abraão
      turma:2002

      Responder
  • 25. Nadine Scarlat Andrade Leopoldino  |  dezembro 6, 2011 às 12:23 pm

    bom hoje em dia os brasileiro

    Responder
  • 26. Rodrigo da Silva Santos Colégio: Pedro Amazonas Pedroso Turma: 3.210  |  dezembro 6, 2011 às 3:39 pm

    A principal mensagem que o vídeo passar e da liberdade de expressão , onde se pode ver os direitos das pessoas , e a Midia ajudar um pouco nessa caso pra que isso se torne cada vez mas frequente na vida do cidadão , e a mídia de hoje em dia esta muito avançada ..tanto que ela se torna a maior responsavel pelas algumas atitudes nossas , e também percebi no vídeo que tem a lutar pela igualdade , entre ricos e pobres , e um pouco de preconceito pela senhora pobre não ter a capacidade de ser uma dia a presidenta do brasil ..acho que são esses argumentos que o vídeo passar!

    Responder
    • 27. Alan Rodrigo Luiz Fernando- E.E.E. Fundamental e Médio Aldebaro C. M. Klautau  |  dezembro 14, 2011 às 11:00 pm

      Sobre o comentário do aluno Rodrigo da Silva da Escola Pedro Amazonas Pedroso da Turma 3210.
      Na sua opinião, existe essa ta “liberdade de expressão” ou a “mídia” tem a total manipulação do cotidiano e das a atitudes das pessoas?

      Responder
    • 28. Hellen Mota e Maria José E.E.E.M Aldebaro Klautau.Turma 2002  |  dezembro 15, 2011 às 12:08 am

      sobre o comentário do aluno Rodrido da Silva.Nós concordamos porque todos os cidadões tem direito a liberdade de expressão independente das atitudes de clases sociais.

      Responder
  • 29. Nadine Scarlat Andrade Leopoldino Pedro Amazonia Pedroso Turma 3210  |  dezembro 8, 2011 às 3:47 am

    A familia é comsiderada a comtituição basiada pois a sociedade depemde.
    Nós brasileiros temos o dever e direito de estabelece orientações e decisões de estabelecer quem governar o nosso estado brasileiro.
    na sociedade mas complexas, as instituições politicas apresemtem-se na sociedade mais comduzida as informações brasileiras pelo rádios,televisão,celulares e rede interneter.
    isso faz as familias brasileiras e do mundo todo terem informações sobre o mundo todo e saber quem e os novos governadores a vim a diposto a governar o estado.
    A titude tomada por um governante e aplicada em nome de cada estado

    Responder
  • 30. graciele cristina leite santos  |  dezembro 8, 2011 às 7:47 pm

    o video mostra do inicio ate o fim. q a liberdade é um direito de todos! seja de nós seres humanos. e como mostra no início dos animais também! como na cena do leopardo atacando o viado. e também vemos a importancia do meio de comunicação! como vemos a sirleidy passando informação para os seus filhos. do jeito dela. mas mostrando q apesar da diferença de clase social ela é uma excelente educadora, como qualquer outra dona de casa. enfim gostei muito do video! muito bom e interessante!

    Responder
    • 31. Augusto Carvalho & Jessica Favacho. Turma: 2001 noite. Aldebaro Klautau  |  dezembro 14, 2011 às 11:05 pm

      E verdade o video tambem mostrar que devemos lutar pela nossa posiçao na sociedade

      Responder
  • 32. ana leticia conceicao brasil  |  dezembro 9, 2011 às 2:54 pm

    bom o video quer nos mostrar que todo mundo e igual, igual como pessoa fisicamente como ter um polegar opositor, mas no serebro e outra historia, bom o video ta querendo passar que somente pessoas de alto nivel tem a liberdade de soltar o verbo ou seja falar pra todo mundo ouvir ao mesmo tempo, como na tv , radio computador etc… ja pessoas sem muitos recurssos se comunicam com outras pessoas do seu jeito mas sem outros meios como radio o jonal tv etc… bom em fim foi bom o video porque mostra a realidade, a realidade de que outras pessoas entao acima de outras por falta de oportunidade ou tambem sao esquecidas pelo governo.

    Responder
  • 33. ana leticia conceicao brasil  |  dezembro 9, 2011 às 2:59 pm

    bom o video quer nos mostrar que todo mundo e igual, igual como pessoa fisicamente como ter um polegar opositor, mas no serebro e outra historia, bom o video ta querendo passar que somente pessoas de alto nivel tem a liberdade de soltar o verbo ou seja falar pra todo mundo ouvir ao mesmo tempo, como na tv , radio computador etc… ja pessoas sem muitos recurssos se comunicam com outras pessoas do seu jeito mas sem outros meios como radio o jonal tv etc… bom em fim foi bom o video porque mostra a realidade, a realidade de que outras pessoas entao acima de outras por falta de oportunidade ou tambem sao esquecidas pelo governo.

    Responder
  • 34. TARCISIO COSTA E SILVA. escola: PEDRO AMAZONAS PEDROSO. Turma: 3.210  |  dezembro 9, 2011 às 4:47 pm

    A respeito do video: bem creio que nossa “liberdade de expressão” é limitada, haja vista que prevalece os interreses de pessoas poderosas, sobre as demais camadas da sociedade sobretudo, as mais desfavorecidas, quem são subordinadas a interreses impostos nas midias de grande difusão de comunicação, como o rádios e TVs. Há uma certa manipulação da mente humana, a favor dos interreses capitalistas, como foi citado no video, boa parte das emissoras de tv do Brasil são privadas,e é claro visam o lucro, através de seus comerciais, cada vez mais criativos para impressionar e chamar a atenção do telespectador e leva-lo a consumir o produto ali exposto na propaganda comercial. Criam uma ideia de “vida ideal” ,de dramas, jargões etc… em suas telenovelas que acabam se incorporando no modo de ser de cada pessoa que as assistem. Com as novas tecnologias, achao que ja estamos superando, esses problemas de liberdade expresão, pois , podemos publicar nossas opiniões, nosas criticas, em sites que ficam abertos a disposição de qualquer pessoa interresada a ler o que você tem a dizer em qualquer parte do mundo. Enfim o que pude concluir e que a com grau de instrução menor como no caso da doméstica apresentada no video, que era analfabeta, e criava suas opiniões apartir do que ela jugava ser certo ao que escutava nas radios e TVs, essas midias manipuladoras acabam exercendo um dominio maior, pelo fato dela não ter um conhecimento digamos mais crítico, do que ve e ouve.

    Responder
  • 35. eduardo benjamim macedo;colegio: Pedro Amazonas Pedroso  |  dezembro 9, 2011 às 6:24 pm

    o video mostra que a midia e responsavel por boa parte de nossa comunicasao,mas qe tambem é responsavel pela desigualdade pois, é comandada por pessoas de estremo poder politico assim controlam boa parte do q deve e naum deve chegar apopulacao mais humilde,com a criacao de blogs e redes socias podemos enteragir com o mundo e saber a qualquer momento noticias do q ocorre no pais e nao espera mais por comunicações como tv e radios.

    Responder
    • 36. Ione e Livia ( Aldebaro Klautau)  |  dezembro 14, 2011 às 11:07 pm

      (resposta do aluno Eduardo benjamim macedo da escola P. A.pedroso)

      Ele diz que graças ao desenvolvimento da midia,podemos ver fatos reias e desiquais.Como por exemplo as pessoas mais humildes, muitas das vezes, eles sofrem tanto pelo fato dos politicos ñ serem presentes na vida deles,e graças a internet,podemos ver a qualquer momento noticias quentinhas e de pessoas que realmente necessitam de visão politica e por meio midia elas podem cobrar os seus direitos.

      (Ione cristina e Livia laís)

      Responder
    • 37. nayara ribeiro e rosane campos, alunas do aldebaro klautau turma 2002  |  dezembro 15, 2011 às 12:00 am

      e bem verdade colega , as redes socias são de extrema comunicação com o mundo e podemos interagir e dar nossa opinião sem que algumas midias nous influencie muito ,mas ainda assim eles tem um poder sobre a tv

      Responder
    • 38. alessandro Pompeu/ Roseleni Botelho / Aldebaro Klautau.  |  dezembro 15, 2011 às 12:06 am

      concertesa o poder politico ainda rege com muita propriedade; ou melhor dizendo tem o controle de tudo no que diz respeito a divulgação na midia.
      Há propagação em toda parte do mundo com relação a incusão digital com, isso facilitando a internete alcançar as pessoas de baixa renda possibilitando certo conhecimento sobre o que se passa pelo mundo. claro que em parte pq nesse mundo quase tudo é manipulado.

      Responder
  • 39. Andreza Santos Turma: 3.210 Tarde  |  dezembro 9, 2011 às 10:41 pm

    Realmente esse video abre bem nossos olhos em relação a sociedade. É vemos o quanto nossa liberdade esta limitada, pois em tudo estamos sendo limitados tanto nas noticias como em várias coisas. O pobre não tem a mesma educação de uma pessoa de alta sociedade, mas também não quer dizer que um seja melhor do que o outro, talvez a falta de comunição nos leve a cometer erros, insanos. Eu achei muito interessante estes videos, a parte que falar daquele dos senhores com problemas visuais que tentavam se comunicar com outras pessoas interagir, com outras familias tentando transmitir um certo dialogo, conhecer novas opiniaos, o que não foi possivel, por não terem aceitado a radio deles, e acabaram predendo eles.

    Responder
  • 40. Jefferson Yuri A. Costa  |  dezembro 10, 2011 às 1:49 am

    Jefferson Yuri A. Costa-3.210
    Bom o video acima aborda a liberdade de expressão da qual não possuimos totalmente como é de nosso direito onde o sistema, junto com as 11 familias nos limitam de nossos direitos,onde se usa a lei do mais forte da qual nao podemos nos expressar pelos meios de comunicaçoes como tv e radios,sendo obrigados a absorver a informação da qual as 11 familias nos forçam a absorver para que nos influencie de tal maneira que sejamos façilmente manipulados pelo sistema.

    Responder
  • 41. Wildne Paula Ferreira Fonseca - Pedro Amazonas Pedroso - 3.210 - nº 39  |  dezembro 10, 2011 às 2:04 am

    o video que passar diversos temas , a liberdade de expressão , a midia cada vez mas presente na vida dos outros , e tambem tem o caso de preconceito , e brigar por direitos entre ricos e pobres ..e a midia esta tão avançada que as veses ela se torna por muitas veses as maiores causadoras de nossas atitudes .. da liberdade de expressão se relata no direito de falar , onde qualquer 1 pode ir e vim de qualquer lugar ,tem esse direito! O Preconceito vem da parte da senhora analfabeta e pobre ter a capacidade de um dia se torna a presidenta do brasil ..então na minha opinião e isso que o video se trata ..

    Responder
  • 42. Ruthielly Miranda da Silva \\\ Pedro Amazonas Pedroso T:3.210  |  dezembro 10, 2011 às 2:16 am

    O video mostra que esse tal direito de expressão era para ser para todos, mas na pratica não é assim que funciona, ele esta limitado a “meia duzia de pessoas”, neste caso as onze familias, na realidade as pessoas que tem uma vida financeiramente melhor que as outras, se empõem mais, tem um certo “poder”. O video quer mostrar que ha uma certa manipulação da mente das pessoas menos favorecidas, para a influência de como vestir, falar,etc. Mas infelismente nossa democracia é assim, o direito na mão dos mais fortes, enquanto a classe mais pobre só resta “aceitar”.
    Os blogs e outros meios de comunicação, são bons para que as pessoas possam expressar os seus pensamentos, por mais que sejam poucos.

    Responder
  • 43. Lady Pedrita  |  dezembro 11, 2011 às 9:53 pm

    Parabéns pela iniciativa brilhante destes dois maravilhosos professores!

    Responder
  • 44. Lutero Favacho \\\ Pedro Amazonas Pedro - 3.210  |  dezembro 14, 2011 às 5:09 pm

    vivemos numa situçao de miseria,falao que nois povo temos nossos direitos, q direito nois temos nen um, vivemos numa situçao muita baixa, pobreza nesse pais e muito, um salario minino nao da pra sobrevive nessa mundoo, en quanto isso os outros (politicos)ganhao nais costa do povo,falao tanto e nao resolve nada sobre a situçao do pobre, as vees pesamos onde vamos para com tudo isso , es aquestao sobre isso!

    Responder
    • 45. sidney nascimento e fabiana viegas  |  dezembro 14, 2011 às 11:49 pm

      concordo com o que você disse, mais á maioria da população brasileira de classe média baixa consegue fazer o milagre de sobreviver com um salario minimo claro que é em péssimas condições de vida, mais de passo em passo vão levando a vida como dá.
      e os de classe alta não se emportão nem um pouco só querem saber em lucrar de todas as maneiras e de todas as formas!!!!!

      Responder
    • 46. Anônimo  |  dezembro 15, 2011 às 12:03 am

      aluno:diego cruz de souza / sala :2002 noite
      // :cleiton araujo de sousa / escola: aldebaro klautal
      ñ concordo com o fato dele falar que nos vivemos em uma situação de miseria,pois se ele parar p/ pensar ja foi muito pior.

      Responder
  • 47. kleberson manoel/ Aldebaro Klautau 2001 Noite  |  dezembro 14, 2011 às 10:53 pm

    É triste ver que mesmo hoje, não somos livres para ver e ouvir o que queremos.Ouvimos tanto falar em democracia e direitos iguais a todos, e assistindo a esses vídeos enxergamos que cada vez mais somos manipulados pelos “donos” das informações, que infelizmente são os ricos e poderosos.

    Responder
    • 48. Felipe David/ Aldebaro Klautau 2001 Noite  |  dezembro 14, 2011 às 11:14 pm

      Lirberdade de expressão…infelizmente o que vemos hoje são jornalistas que não tem mais o compromisso com a informação e sim com a “empresa jornalistica” em que trabalham.

      Responder
  • 49. Augusto Carvalho & Jessica Favacho. Turma: 2001 noite. Aldebaro Klautau  |  dezembro 14, 2011 às 10:57 pm

    Assistir, ao video cujo o nome e levante sua voz, onde mostra que empresas particulares de comunicaçao, mostram somente o que convêm mostrar para a sociedade. Devido a isso e a sittuaçao precaria das pessoas pobres por nao terem direito a informaçoes ficam com somente o que a tv mostra e de certa forma as vezes sao enganadas pelo o que a midia ta mostrando. Devemos tambem levar em consideraçao o grande papel das redes sociais que sao em levar essa “informaçoes” que estao encombertas pelas midias locais. obrigado.

    Responder
  • 50. Erondina martins noiti turma 2002  |  dezembro 15, 2011 às 12:09 am

    Antigameti só era as altoridade maiores que tinha esse tipo de conhecimento. so eles tinhão esse aparelho.
    A gora a situasão mudou agora e diferenti . agora todos nos temos esse colhecimento tambem.

    Responder
  • 51. Estrelimar 2002 noite klautau.  |  dezembro 15, 2011 às 12:13 am

    Elane Taina, concordo com sua opinião, acho que os meios de comunicações tem uma grande parcela de domínio em nossas opiniões, e que com os mesmos podemos exercer os nossos direitos de livre expressão. E com eles obtemos informações em que realmente tem gerado significativas mudanças na humanidade.

    Responder
  • 52. Silvio Matni  |  dezembro 15, 2011 às 12:16 am

    Oque é Liberdade? muitos sabem oque é , e também muitos não sabem explicar , Assistir o Video e Vi o Viadinho ser comido pelo Leopardo* , (KKK) emgraçado mais vejo que possa ser a mais pura vedade , caro Companhero (LULA zoação) , digo que a bêndita Internet é o meio de usurfluir sua liberdade pois lá você pode postar sem empendimento seus conhecimentos e informçôes do seu dia-a-dia , emtão mãos a obra vejo que à internet veio para tranforma Viadinhos em (baitolas) , brincadeira você pode ser um Leopardo . seja esperto a Liberdade que você inluêciara na vida de outros.
    Té mais Ver. ( desculpa a brincadeira é so para deixar mais divertido a leitura)

    Responder
  • 53. Simone dias  |  dezembro 15, 2011 às 12:16 am

    Parabéns Lutero Favacho, pelas palavras no mundo em que vivemos os nossos direitos não significa nada, pois só os poderosos politicos, os corruptos é que ganham a nossa custa. Pelo visto não vamos á lugar nenhum! Até quando eles vão se conscientizar em olhar para aqueles povos sofridos que passam por grandes necessidades. É um absurdo em nosso BRASIL toda essa miseria e os direitos que não temos.

    Responder
  • 54. Daniele dos Reis Pereira Turma: 3.210 Escola Pedro Amazonas Pedroso  |  janeiro 26, 2012 às 7:56 pm

    a) A concentração da concessão pública dos meios de comunicação para poucas famílias brasileiras;
    De que adianta termos liberdade de expressão, se na sociedade em que vivemos somos manipulados por uma alta classe de poder que decide aquilo que devemos ou não assistir?
    A Elite que impera não só no nosso estado como em outros lugares, vive em alta concorrência para nos prender aquilo que elas chamam de informação…
    Eles só pensam em visar lucros ás nossas custas, mas não perguntam se estamos satisfeitos com as informações que eles transmitem até nós, e por sermos uma classe muito baixa não temos liberdade de opinar naquilo que eles transmitem.
    Pois somos governados por uma elite que só pensa em si, que visa o melhor pra si e sua família, e acabam esquecendo daqueles que realmente necessitam de boas informações…

    b) Quais as consequências disso para a formação de sua opinião?
    Podemos achar que isso não influi em nossas vidas, mas se pararmos pra pensar e analisar bem os fatos, vemos que o que a Elite de famílias poderosas decidem nos transmitir é algo que muita das vezes confudem a nossa opinião…
    Existem programas que são demais depravados e artificiais, vemos mulheres lindas com corpos lindos,que receitam as melhores dicas para obter o corpo delas,e muitas das vezes tem pessoas que querem chegar nesse resultado,e que para alcançar isso se sujeita a qualquer tipo de coisa em que muita das vezes leva a morte… Isso é uma das maiores consequências..

    c) Qual o papel das novas mídias (blogs, redes sociais, etc…) para a superação deste modelo?
    Na minha opinião eu não vejo tanta diferença… Afinal deixamos de ser induzidos por uma classe burguesa para sermos induzidos por varias outras classes sociais… Tanto a televisão,rádio,internet nos induz de uma forma da qual não percebemos… Assim como tem pessoas que se prendem a novela,existem pessoas que se prendem a sites pornográficos na internet… de uma forma ou de outra,sempre tem alguém por trás de tudo nos induzindo á algo…
    A única diferença é que com as redes sociais podemos nos expressar,xingar, e etc… de uma maneira que na Televisão não teríamos esse espaço…

    Esse é o meu comentário,e é aquiilo que eu penso…

    Responder
  • 55. Cláudia Santos da Silva  |  janeiro 26, 2012 às 8:09 pm

    Diferentemente de quem tem poder,nos brasileiros temos por direitos exercer o nosso querer a nossa vontade de expressão.
    hoje em dia vivemos em uma sociedade de ricos onde quem tem mas “poder” toma á frente de tudo ou seja as familias mas RICAS.
    Liberdade é algo que dificilmente encontramos,tudo na sociedade tem suas causas consequências, no Brasil principalmente o povo tem por obrigação pagar impostos em qualquer coisa que é consumida e o que sempre prevalece é o poder .
    Não temos liberdade para executar o que queremos,sempre tem algo limitando nossas ações.

    Responder
  • 56. Cláudia Santos da Silva/ turma 3.210 PEDRO AMAZONAS PEDROSO  |  janeiro 26, 2012 às 8:11 pm

    Diferentemente de quem tem poder,nos brasileiros temos por direitos exercer o nosso querer a nossa vontade de expressão.
    hoje em dia vivemos em uma sociedade de ricos onde quem tem mas “poder” toma á frente de tudo ou seja as familias mas RICAS.
    Liberdade é algo que dificilmente encontramos,tudo na sociedade tem suas causas consequências, no Brasil principalmente o povo tem por obrigação pagar impostos em qualquer coisa que é consumida e o que sempre prevalece é o poder .
    Não temos liberdade para executar o que queremos,sempre tem algo limitando nossas ações.

    Responder
  • 57. Cláudia Santos da Silva/ turma 3.210 PEDRO AMAZONAS PEDROSO  |  janeiro 26, 2012 às 8:30 pm

    O poder impera na sociedade brasileira,onde não temos direitos alguns,e tudo que fazemos tem certas consequências, a liberdade passa longe diante tanta democracia e impunidade.
    Hoje em dia temos que ter nossa opinião formada sobre direitos e deveres para não ser só mas um diante a tanta injustiça e corrupção. A mídia redes sociais e de telecomunicação tem como grande proposito informar e muitas vezes influenciar a sociedade com coisas extravagantes e fúteis.
    Para que não sejamos mas um na sociedade temos que ter por obrigação ter conhecimento de todos os nossos direitos e deveres

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Meu twitter

Contador do Diário

  • 303,418

%d blogueiros gostam disto: