Fina estampa

novembro 2, 2011 at 1:53 am 3 comentários

 Uma noite me vi assistindo a novela Fina Estampa. Um momento raro em minha vida, pois me mantenho informado muito mais pela leitura da novas mídias do que pelos tradicionais meios de comunicação. Eu quase não vejo TV aberta!

Não é que pegando o bonde andando me interessei pela tal cena em que Grizelda dá uma surra em Tereza Cristina. Ainda que o autor da novela trabalhe com a velha formula maniqueista, que separa o mundo entre os bons e os maus, a cena tão comentada talvez tenha para a maioria do povo uma outra interpretação que jamais a Globo poderia imaginar.

Para o povo brasileiro – que tem experimentando uma melhoria de vida nunca dantes vista na história, Grizelda representa a ascensão “dos de baixo” que agora passaram a ter uma papel de protagonista que Tereza Cristina, a elite racista e preconceituosa, se recusa aceitar.

Que absurdo! Como os bigodudos se recusam a ocupar a senzala?

Como Tereza Cristina pode imaginar a vida sem feitor?

 Mas, Tereza Cristina realmente existe ou é apenas uma criação da mente brilhante de Aguinaldo Silva?

 Existe! E nos temos acompanhado o seu desprezo pelos que ascendem e melhoram de vida. Isso fica muito patente no episódio da doença do presidente Lula, onde a elite alquebrada (que detesta pobres) destila seus preconceitos, ódio, frustração contra um nordestino que saído do interior do Pernambuco venceu na vida e foi eleito duas vezes presidente pelo povo brasileiro.

Não tenho dúvida que o Pereirão, mais uma vez, vai dar uma baita surra e socar a mão em Tereza Cristina. É só conferir o resultado das próximas eleições.

 Imagem: Google

Entry filed under: Sem categoria.

Praga de urubu amarelo não pega!! Os maiorana, o Lula e o Sus

3 Comentários Add your own

  • 1. Maria Nazaré barbosa  |  novembro 2, 2011 às 11:32 am

    Blogueiro,bela interpretação da cena!
    Não sei se o Aguinaldo Silva teve essa intenção,mas você é capaz de tirar leite de pedra. Valeu!!!!!

    Responder
  • 2. Norma Moreira  |  novembro 2, 2011 às 11:37 pm

    Eu fiz minha monografia sobre a Televisão , no Curso de Especialização de Midias na Educação falando das telenovelas , mais precisamente dos vilões, esta questão maniqueista que falas. Acho interessante, a maioria das pessoas negarem que vem novelas – eu tambem abrdo isso – e aí elas dizem: por acaso….rapidamente… e quando voce aprofunda, sabem tudo da trama! Pra que preconceito com as novelas ? O que é isso? Voce pode ve-las de varias formas, pode usa-las na sala de aula pra discutir o preconceito , como é o caso citado, as questões de classe, a opressão da mulher, a homofobia, a violencia e outras coisas mais. Os intelectuais torcem o nariz! Nã deveriam!!Como voce coloca, “tiramos muito leite de pedra ” de uma trama novelesca! E muitas discussões também… NÃO SEJAM PRECONCEITUOSOS E ASSUMAM QUE VÊM NOVELAS!!!!!!QUAL É O PROBLEMA?

    Responder
  • 3. Anônimo  |  novembro 3, 2011 às 10:46 pm

    Ei Cavalcante, admite que tu vê novela da Globo e daí?
    __________________________________________________________
    Blogueiro
    Não tenho nem um tipo de preconceito contra novela. Mas não assisto, só isso.
    Não tenho nem um tipo de preconceito contra o brega e adoro Tedy Marx.
    Não tenho nem um tipo de preconceito contra carne e sou vegano.
    Não tenho nem um tipo de preconceito contra o sus e tenho plano privado.
    Sou um cidadão brasileiro igualzinho aos outros!!!

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Meu twitter

Contador do Diário

  • 303,853

