Prefiro ser essa metamorfose ambulante.

janeiro 4, 2011 at 2:02 pm Deixe um comentário

Diário de um educador.

15/06/2007

O Mais cristão dos Ateus

Meu companheiro de trabalho Alexandre – que tem o nome de um grande comandante macedônico, um certo dia me surpreendeu ao afirmar que eu era o mais cristão dos ateus. Esta afirmativa provocou um processo de questionamento muito interessante que passo a compartilhar com você que ler o meu blog.

Fui cristão durante muito tempo da minha vida. Estudei o ensino médio no Colégio São Pio X e cheguei a estudar o primeiro ano de teologia no IPAR. Agradeço a Santa Madre Igreja pela formação que me propiciou, pois pude estudar Filosofia, Sociologia, ainda, no ensino médio quando essas disciplinas estavam proscritas da rede pública de ensino.

No Seminário tinha uma vida marcada pelo estudo, orações e trabalhos como lavar louça sempre após o jantar. Havia no seminário uma clara influência do modelo americano de ensino.

O reitor da época era um bispo franciscano, D. Tadeu Prost, que costumava esmolar nos Estados Unidos para assegurar a manutenção e funcionamento do Seminário. Estudávamos o Inglês e Latim. Aliás, de latim não consegui aprender muito coisa além do repetitio est mater studiorum e alea jacta est. A minha sorte foi lançada quando entrei em contato com a teologia da libertação.

A partir deste dia me tornei um revolucionário e revolucionários não duram muito na Santa Madre Igreja ou em qualquer outra instituição, veja o exemplo do Leonardo Boff. Mas a igreja apesar de seu conservadorismo e de seu afastamento da mensagem de Cristo, lembre-se do período da inquisição, marca a gente como a tatuagem marca o corpo.

Hoje, apesar de ser agnóstico ainda mantenho princípios do cristianismo como ajudar o próximo, ser solidário e de amar aqueles que não podem usufruir daquilo que melhor a sociedade humana produziu. Mantenho uma clara ojeriza a injustiças.

Sei que não e fácil ser ateu. As pessoas normalmente se mostram surpresas com minha opção, mas afinal Deus nos deu o livre arbítrio como ensina Santo Agostinho? Sempre há uma certa tentativa de conversão deste pobre ateu pelas pessoas incomodadas com meu ateísmo, porém esta é uma missão quase impossível.

Da minha parte tenho um enorme respeito pela opção religiosa de cada um, mas se ateísmo fosse religião ficaria em uma situação muito difícil e possivelmente não seria ateu. Religião e partidos políticos são coisas que nunca mais participarei em minha vida, pois acabam nos suprimindo a liberdade.

Sobre a não existência Deus não descarto a possibilidade de estar errado. Realmente, existe um probabilidade de sua existência, pois há muitas coisas que a ciência não consegue explicar e é bom que não explique mesmo. Por isso, que solicitei ao meus amigos  (quando este pobre cérebro tiver que partir) que mandem cremar o meu corpo e que cada um não esqueça de colocar junto um cd de uma distribuição Gnu-Linux.

Ah! não esqueçam do Ubuntu, a minha preferida. Cremem os cds junto com o meu corpo, pois tenho absoluta convicção que no céu se usa Linux pela enorme dificuldade para entrar, o que demonstrar que o sistema é bom e seguro. Sendo assim terei alguma chance.

Aos usuários de sistemas proprietários uma péssima notícia, a julgar pela quantidade de almas que tem o inferno, o que demonstra que existem muitas portas e janelas abertas para todo mundo entrar, levem apenas em sua passagem (ou seria falha geral?) a copia do Windows ou adquira o seu cd pirata por lá.

Para confirmar minha tese recorro a citação de Mateus (7:13-140 ) “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”

Eu – usando Linux, vou hackear a porta estreita.

Imagem: Google

Entry filed under: Sem categoria.

Xeque-mate Imagem do dia

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Meu twitter

Contador do Diário

  • 303,440

